Boa noite companheiros.
É com prazer que vos falo hoje através deste meio de comunicação que é a psicografia.
Inicia-se o ano escolar e a tribulação decorrente das aulas. É hora de organizar horários, materiais...
Não devemos descuidar do exemplo diário que devemos dispensar aos nossos filhos. Damos muitas desculpas, como falta de tempo, o trânsito que ficou terrível, a empregada que faltou, o chefe que nos repreendeu. Ficamos até meio aliviados com a volta às aulas, porque as crianças e os adolescentes, pelo menos por uma fração do dia, ficam a cargo do colégio; assim não somos testados a todo momento, não vemos nossos defeitos e vícios reflexos em nossas crianças. Mais sempre é hora de mudar. Qualidade de vida pode ser obtida através de uma boa convivência, fraternal e tranquila. Não digo que devemos ser super pais, devemos procurar ser os mais honestos com nossos filhos.
Admitir nossos erros já equivale a mil acertos, já dizia o dirigente desta casa.
Na criação de nossos pequenos devemos atentar para a sua boa educação. Frequentemente baseamo-nos na culpa. Conseguimos controlá-los, fazê-los obedecer-nos através da ameaça e consequentemente com culpa. A culpa nada mais é que a transferência de nossa própria responsabilidade para as costas de outro. Passamos nossa vida inteira procurando o agressor e a vítima. Jamais nos questionamos qual a nossa parcela de responsabilidade sobre os fatos que ocorrem conosco no dia a dia.
Tentemos de uma forma neutra, sem pré-julgamentos, e veremos que nos acontecimentos bons ou ruins temos nossa parte de responsabilidade.
Devemos ser responsáveis também para vivenciar as consequências de nossos atos. Devemos nos educar e ensinar às nossas crianças e adolescentes a verdadeira noção de responsabilidade. Que de toda ação gera-se uma reação, boa ou má, conforme nossa inclinação no momento, e que devemos ser responsáveis para assumir as consequências sem culpar o vizinho, o governo, o chefe, o mau tempo, o trânsito, as notas baixas.
Responsabilidade e respeito é o que devemos sempre ensinar aos nossos filhos; a racionalidade em vez do impulso; a caridade e a fraternidade. Só assim conseguiremos ajudá-los a se tornarem adultos mais tranquilos e felizes do que vocês.
Não entreguem a educação destes pequenos jovens apenas à escola e aos professores.
Atentem para os pequenos detalhes do dia a dia, na forma em que você os acorda.
Fraternidade, responsabilidade e respeito aprendemos com o exemplo de nossos pais.
Não se omitam da fase mais importante destes pequenos seres que estão em formação.
Que Jesus os acompanhe e abençoe.
Graças a Deus.
1 comentários:
Linda mensagem!!! Falou muito para mim...
Postar um comentário